1.2.08

E porque as datas são para se comemorar




A MANUEL BUÍÇA
E ALFREDO COSTA,

A PÁTRIA AGRADECIDA

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem-haja o tiro. Pena não ter sido de canhão.

Cadáver Morto disse...

O D. Carlos até nem era mau tipo. Acho que a pátria não deve estar agradecida a quem assassina o Chefe de Estado. E eu até sou republicano desde pequenino...
Em Itália não foi preciso assassinar o Rei para instaurar a República.

JMS disse...

Os regicidas não mataram um tipo, bom ou mau, mas o símbolo e o representante de um regime político injusto e esclerosado. Estou certo de que nenhum deles o terá feito com grande entusiasmo, até porque sabiam qual seria o seu destino. O que estariam talvez longe de imaginar era que, 100 anos depois, a República se desfizesse em lágrimas pela sorte do Rei e do príncipe, e que a memória dos corajosos regicidas continuasse a ser tabu.

manuel a. domingos disse...

sou Republicano e concordo como o cadéver morto. e já agora: o actual regime é mais justo e menos esclerosado?

JMS disse...

Talvez não, mas uma R´pública oferece pelo menos a vantagem de o povo poder trocar a cara do chefe de estado, de 4 em 4 anos. Além de que um presidente nos sai mais em conta do que um rei. São vantagens relativamente insignificantes, talvez, mas nem por isso menos capazes de justificar o gesto dos regicidas, mesmo que reconheçamos que estes se iludiam ao pensar que a substituição de um rei por um presidente ia alterar substancialmente as coisas. Não ia, como de facto não foi. Mas só pelo anticlericalismo e pelo facto de ter dado início à campanha de alfabetização dos portugueses, já a República se justifica, acho eu. Portanto, Buiça forever!