20.6.07

Teaser

Encontrei a referência numa caixa de comentários. O livro intitula-se "Confissões de um Mercenário Económico", o autor chama-se John Perkins e a sinopse da obra, no site do editor (Pergaminho) não podia ser mais tentadora:


"Os fãs de John Grisham ou John Le Carré estão bem familiarizados com a figura do mercenário, um assassino a soldo de um governo ou organização criminosa e que tem por missão «apagar» figuras políticas ou ideologicamente incómodas. Mas poucos terão ouvido falar de um mercenário económico. Porque, ao contrário dos assassinos contratados saídos das páginas de thrillers, os mercenários económicos são reais – e mantidos no mais completo sigilo. São profissionais altamente treinados – formados nas melhores escolas de Gestão e Economia e recrutados das principais empresas de consultoria – que trabalham para a CIA ou para multinacionais, influenciando ou ameaçando governos de países em vias de desenvolvimento para favorecer a política económica dos EUA e atribuir lucrativos contratos governamentais a empresas americanas. John Perkins sabe tudo acerca deles porque foi um deles – durante mais de uma década. A sua missão consistia em levar os governos de países em vias de desenvolvimento a pedir empréstimos ao Banco Mundial ou ao FMI – empréstimos que não podiam pagar – para desenvolver infra-estruturas essenciais. Esse dinheiro era posteriormente investido em contratos com empresas americanas e os empréstimos tinham de ser pagos pelos contribuintes do país devedor. Quando o país não conseguia pagar o empréstimo, ficava à mercê das regulamentações do Banco Mundial – e dos seus agentes americanos. Esta era, segundo Perkins, uma maneira de os EUA expandirem o seu «império» e enriquecer à custa de países do Terceiro Mundo."

3 comentários:

Samir Machel disse...

Dá um saltinho ao bitoque:

www.obitoque.com

antónio davage disse...

Eles até publicam confissões.
E podem. Podem dar-se ao entretenimento e, simultaneamente, acumular mais valias - nunca lhes acontece nada (quer-se dizer: quase nada, porque os curricula esses crescem).
Alguém se lembra dos lindos e bons meninos que ocorreu serem filhos do Sr. Mitterrand e da Sr.ª Thatcher e suas doces e meritórias ocupações no terreno?

Cadáver Morto disse...

Não confundir os EUA com alguns dos seus habitantes. Aliás o fenómeno descrito na posta não é exclusivo dos EUA. Todos fazem isso.
Até os portugueses.
Em grande escala, e em pequena escala. Chama-se corrupção.
Algum dos senhores já tentou fazer negócios com Angola ou com angolanos?
Então experimentem e depois digam-me alguma coisinha, se faz favor.
Eu, pela minha parte, desisti.
Não tenho estômago para essas coisas.